Aceitei o desafio! Gosto dessa palavra: desafio. Gosto de perceber as diferentes formas que as pessoas reagem frente a ela. Como sou otimista por natureza, sempre procuro encarar os desafios que me são dados de forma positiva. E não foi diferente com a disciplina de Antropologia da Educação. Cursei-a no semestre passado, no meu primeiro contato com o curso de Pedagogia na UFC. Não foi uma tarefa fácil.
A disciplina, a bibliografia e a metodologia utilizada pela professora nos tiravam de nossa zona de conforto...e eu gostei! Fui desvendando aos poucos, encaixando os conceitos antropológicos entre si e o melhor, tudo aquilo que parecia um conteúdo "meramente acadêmico" fazia sentido, se fazia significativo na minha história e de tantos outros mais. A nebulosidade que permeava as leituras sociológicas ia se desfazendo...e eu quis mais. Quis entender mais, questionar mais, produzir mais!
E é com esta vontade de tantas coisas que inicio este espaço. Observar de que forma as pessoas reagirão frente ao desafio desta disciplina. Enfrentarão ou manter-se-ão em suas tão "aconchegantes" zonas de conforto? Será significativo pra elas repensarem suas histórias, seus êxitos e seus fracassos? E o outro? Que diálogos serão travados nas nossas noites de sexta-feira na Faced?
Confesso minha ansiedade e curiosidade. Que sejam lançados os novos e futuros desafios...eu aceito!