sábado, 31 de agosto de 2013

Recomeço

Aceitei o desafio! Gosto dessa palavra: desafio. Gosto de perceber as diferentes formas que as pessoas  reagem frente a ela. Como sou otimista por natureza, sempre procuro encarar os desafios que me são dados de forma positiva. E não foi diferente com a disciplina de Antropologia da Educação. Cursei-a no semestre passado, no meu primeiro contato com o curso de Pedagogia na UFC. Não foi uma tarefa fácil.  
A disciplina, a bibliografia e a metodologia utilizada pela professora nos tiravam de nossa zona de conforto...e eu gostei! Fui desvendando aos poucos, encaixando os conceitos antropológicos entre si e o melhor, tudo aquilo que parecia um conteúdo "meramente acadêmico" fazia sentido, se fazia significativo na minha história e de tantos outros mais. A nebulosidade que permeava as leituras sociológicas ia se desfazendo...e eu quis mais. Quis entender mais, questionar mais, produzir mais! 
E é com esta vontade de tantas coisas que inicio este espaço. Observar de que forma as pessoas reagirão frente ao desafio desta disciplina. Enfrentarão ou manter-se-ão em suas tão "aconchegantes" zonas de conforto? Será significativo pra elas repensarem suas histórias, seus êxitos e seus fracassos? E o outro? Que diálogos serão travados nas nossas noites de sexta-feira na Faced? 
Confesso minha ansiedade e curiosidade. Que sejam lançados os novos e futuros desafios...eu aceito!

9 comentários:

  1. Oi Elaine!

    Olhei correndo... e gostei... Depois leio com calma e falo mais... Era isto que imaginava: uma conversa franca, íntima, profunda... Não gostei muito do azul emoldurando: muito angelical... Veja com sua amiga outras molduras e cores... Mas se quiser fincar pé no azul...



    Sim, gostei bastante da turma... comovente, eu diria! Mas acho que tudo isto tem muito a ver com a sua (e de Jonas) abertura... A propósito, depois vou agradecer a ele...



    Abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Elaine,

    realmente adorei a ideia e o espaço criado. Respiro aliviadamente por saber que ainda existem pessoas como você que estão dispostas a aceitar os desafios e sair da "zona de conforto". Sobre o blog em si, senti falta do gadget para que os alunos se tornem seguidores do blog, você pode adicioná-lo facilmente na parte de layout do blogger. No mais, tudo maravilhoso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly,

      Que bom que temos a inquietude como característica comum. Obrigada pela ajuda. Conto com você na construção desse espaço.

      Abraço!

      Excluir
  3. Eu também aceito o desafio!
    O encontro com a Bernadete na sexta-feira, dia 30, já me fez pensar e repensar diversos pontos... E acredito que valerá muito a pena sair da zona de conforto!
    Parabéns pela iniciativa do Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Marina!
      Vamos fazer este caminho juntas?!
      Fiquei feliz em saber que aula do dia 30 foi instigante e prazerosa pra todos. O exercício de refletir e fundamentar nossas opiniões baseadas em nosso "olhar" é sempre mais verdadeiro.
      Conto com sua participação nesta empreitada!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tambem concordo com a Marina! A aula de sexta-feira foi bem instigante e tenho certeza que será um grande aprendizado nesse semestre! Sair da zona de conforto não será fácil, mas no fim será recompensador! Obrigada pela ajuda Elaine desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Júlia! Estaremos juntas na construção do diálogo neste e em outros espaços. Muitos desafios nos serão lançados e vamos encará-los de frente. Conte conosco!

      Excluir