sábado, 21 de setembro de 2013

Escolhendo o tema da pesquisa etnográfica - O que e por que pesquisar?

Recebemos a tarefa de desenvolver durante o curso de Antropologia da Educação uma pesquisa etnográfica. Observar o nosso cotidiano na Faced sob a luz de um olhar antropológico nos traz questionamentos e  principalmente crescimento. Pensei muito sobre o que pesquisar e resolvi seguir os passos que as leituras, orientações e discussões sobre a etnografia, me sinalizavam.
Através do meu diário de campo pude observar situações no funcionamento da Faculdade de Educação que me causavam dúvidas e inquietações e comecei a formular hipóteses sobre elas. Chegar ao meu tema foi só o primeiro passo. A medida que as observações iam sendo feitas, registrava-as em meu caderno de campo e dirigia meu "olhar",complementando-o com o "ouvir"...(OLIVEIRA,2000). Novas hipóteses iam surgindo e constatações mais profundas iam sendo feitas. Observar e questionar a utilização de uma sistema acadêmico como o SIGAA, me fizeram enxergar problemas ainda mais complexos do funcionamento de nossa faculdade. Muitas constatações surgiram, e  as reflexões não se finalizaram com a última palavra escrita em minha pesquisa no semestre de 2013.1. Na verdade, as ideias e questões perduraram e se solidificaram, mostrando-me que as reflexões são infinitas, produzem conhecimento e são sempre bem vindas.

Ao conversarmos sobre as pesquisas que seriam desenvolvidas no semestre de 2013.2, mencionei a orientação da Professora Bernadete para que escrevêssemos como se estivéssemos contando uma história, com fluência...O diário de campo nos oferece muitos elementos e é fundamental para o pesquisador! Ao nos sentirmos mais à vontade para escrever, enriquecemos nossos registros, damos vida às nossas palavras. Assim percebi durante a elaboração do meu trabalho.

Como estamos na fase inicial da pesquisa, escolhendo o tema e justificando-o, compartilho com vocês a introdução (justificativa) da minha pesquisa que teve como tema O SIGAA E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ALUNO DO CURSO NOTURNO DE PEDAGOGIA.
Introdução

Vinda de outra instituição tive de aguardar o processo de aproveitamento de disciplinas para matricular-me no semestre 2013.1, o que fez com que perdesse a primeira semana de aulas. Na própria coordenação do curso de Pedagogia fiz o meu cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, mais conhecido como SIGAA, sendo informada que através daquela inscrição poderia gerenciar minhas matrículas nos semestres seguintes.
Logo que pude, acessei o sistema para conhecê-lo e ver que informações e possibilidades o mesmo me traria. No primeiro momento fiquei encantada com todas as atividades que poderiam ser desenvolvidas no SIGAA.
Observei que as disciplinas nas quais havia me matriculado estavam dispostas nos sistema com seus respectivos docentes, alunos, endereços eletrônicos e espaços para registros de atividades, enquetes, enfim, um ambiente virtual de comunicação entre afins.
Como mencionei anteriormente, iniciei meus estudos no semestre depois do início das aulas e pude obter informações sobre as aulas ministradas as quais não pude comparecer. Achei fantástico! Havia atualizações das disciplinas de Antropologia da Educação e Avaliação do Ensino e Aprendizagem, com orientações sobre atividades  desenvolvidas, incluindo textos utilizados e até mesmo informações sobre o andamento das aulas como horários a serem cumpridos e cronogramas. Senti-me mais inserida no contexto pois além do atraso na  matrícula, não fazia parte da instituição, o que dificultava ainda mais a minha comunicação com outros membros da turma.
Com o objetivo de aproveitar da melhor maneira as disciplinas do semestre, coloquei como hábito diário acessar o SIGAA, observando-o através do email, para acompanhar de maneira mais efetiva as informações e atividades desenvolvidas. Percebi então que a adesão do corpo docente era mínima. Das cinco disciplinas que tinha acesso, apenas uma professora atualizava as informações, com cronogramas, textos trabalhados e atividades propostas. Três das cinco disciplinas observadas não apresentavam nenhuma postagem, o que por consequência prejudicava o meu desempenho no que se referia ao acesso às informações das aulas.
Comecei a questionar-me sobre a utilização do SIGAA. Observei que o meu interesse, organização, assiduidade, dentre outros aspectos eram mais efetivos nas disciplinas nas quais a comunicação se estabelecia também através do SIGAA. Por ser estudante de um curso noturno, a possibilidade e facilidade de acesso à informação de forma mais flexível são extremamente valiosas.
Diante dessas constatações pessoais, gostaria de estender meus questionamentos a outros estudantes do Curso de Pedagogia noturno da FACED, buscando saber de que forma as atualizações das disciplinas no SIGAA influenciam (negativa ou positivamente) seus desempenhos acadêmicos.

Outro questionamento importante: Por que apenas a minoria dos professores da FACED utiliza o sistema? A coordenação/direção da faculdade observa as atualizações? Questionamentos feitos nos espaços destinados no sistema não são respondidos por nenhum membro da coordenação. Quem são os responsáveis pela gestão do sistema? Por que tantas falhas?

A partir destes questionamentos muitos outros surgiram. Temos um campo de observação imenso na nossa frente: a Faculdade de Educação. Repleta de pessoas diferentes, atitudes iguais..., concepções divergentes, olhares, dizeres...Observemos!

Desejo a todos um bom trabalho! 

13 comentários:

  1. Acho que o que primeiro desperta o nosso olhar é aquilo que nos prejudica ou nos traz algum benefício. A partir desses sentimentos é que o nosso olhar desperta e as perguntas vão aparecendo. Por que, comos quandos e ondes pipocam na nossa cabeça e , aos que se não se deixam duvidadas pairarem sobre suas mentes, vamos atras de respostas para essas questões. E no meio do caminho podemos até descobrir que você não o único que tem essas mesmas dúvidas como companheira. Mas talvez a resposta que a gente busca não são apenas nossas ou que elas apenas fazem sentido apenas para os nossos olhos.
    O que me chama atenção pode ser algo muito fútil ou sem interesse, mas é o que me chama atenção. Agora é a hora de ir a campo em buscas dessas respostas, é hora de sair da "caixinha" da nossa mente e ir a campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Luciana! Interessante saber que nossas inquietações são compartilhadas por tantas outras pessoas. O que nos desperta interesse é sempre importante! Para nós e para tantas outras pessoas...E ratifico suas palavras: é hora de ir a campo em busca de nossas respostas!

      Excluir
  2. Enxergo no SIGAA uma ferramenta completa que poderia ser o auxilio perfeito a todos que tenha somente condições de estudar à noite.
    Acho que a ferramenta SIGAA está sendo pouco ou quase nada aproveitada, pelos docentes e discentes.
    Reparem na parte dos tópicos... desde o primeiro semestre nada mudou.
    E para completar, as vezes a dificuldade de acesso é enorme... hoje, por exemplo, está fora do ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que percebemos, Sr. Mauricio. Acabamos acostumando-nos a não eficiência dos serviços prestados na faculdade (e em tantos outros lugares!) como algo comum. Escutamos o "é assim mesmo" ou "não adianta reclamar". Por isso questões como estas e outras que discutimos em sala, que nos atingem direta ou indiretamente, têm de ser observadas, gerando no mínimo reflexão e mudanças de postura. Por que não?

      Excluir
    2. Bom dia a toda/os!
      Por alguma razão que não descobri ainda, não consigo gravar os comentários do meu "novo" computador!... Ontem comentei longamente um "comentário" e quando apertei o "publicar" tudo sumiu! Pois é, seu Maurício, às vezes tenho a sensação de que a universidade acabou de ser criada e que resta quase tudo a fazer: é onde entramos nós e uma possível nova cultura que podemos, aos poucos, criar. Por exemplo, todos os professores e funcionários deveriam ser treinados para usar o SIGAA, mas eu não me lembro de jamais ter recebido um convite ou "intimação" para treinamento.... Fui aprendendo a usar intuitivamente e tenho certeza de que não utilizo um décimo dos recursos do sistema...

      Excluir
    3. Infelizmente, eu concordo plenamente com a senhora prof Bernadete! A impressão que temos é de entrar em um universidade recém criada, porque todos esses sistemas e orientações quase nunca são repassados para nós, alunos! Sinto muita dificuldade de saber se um professor virá a aula ou não, e sempre a coordenação e o SIGAA não tem esse informação... Espero, sinceramente, que com o exemplo e com um trabalho de formiguinha possamos ir mudando aos poucos essa realidade!

      Excluir
    4. Pois é, Júlia, que universidade é esta onde cada professor faz o que quer, inclusive decide SE e QUANDO dar aula? Sem avisos, reposições ou mesmo alguma justificativa... Acho que essas são questões importantes para todos nós... Mas a questão mais importante mesmo é: que professores fazem isto? Por que se sentem com tamanho poder? Se não valorizam ou não têm compromisso com a formação a que será que estão dedicando o seu tempo/

      Excluir
    5. Interessante observar o comentário da Professora Bernadete sobre a (não) apresentação do SIGAA aos docentes da faculdade. Numa conversa com Aline sobre as possibilidades encontradas no SIGAA, achamos óbvio que todos os professores da faculdade tivessem participado de um treinamento para utilização destas ferramentas e não entendíamos a "resistência". Concordo que utilizar o SIGAA de forma intuitiva é no mínimo subutilizá-lo...no mínimo!
      Me faço a seguinte pergunta: quem são os maiores prejudicados nessa "subutilização"? A resposta me parece óbvia. Mais uma vez.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Como é enriquecedor fazer parte de um blog onde são inseridas opiniões de qualidade elevada, proporcionando a todos nós, membros do blog, oportunidade de aumentar nossa capacidade de expressão. A expressão é uma ferramenta fundamental para quem quer se relacionar socialmente, em qualquer segmento da sociedade.
      Quanto aos comentários, o que me prendeu mais foi o da Profa. Dra. Bernadete. Eu particularmente já ouvi nos corredores da FACED que um determinado professor (não me falaram o nome, talvez por isso essa minha colocação perca o valor) disse que naquela sala ele era a pessoa mais importante pelos títulos conquistados. Pobre coitado!!! estudou tanto para alcançar o título de idiota. Outro disse que a universidade não é para todos, que deveriam criar mecanismos de avaliação mais dificeis para dificultar o acesso de determinadas pessoas. Outro que alcançou o mesmo título. Abaixo os muros que isolam os produtores de conhecimento do povo sedento por saber.
      Quanto a organização universitária concordo plenamente que a sensação que se tem é a de que a universidade acabou de ser criada, e carece de ajustes para funcionar adequadamente.
      Creio que todos, docentes e discentes, cada um com bagagem de vida e carga de conhecimentos, poderão contribuir para criação de mecanismos que melhore não só o SIGAA mas toda a estrutura física, de pessoal e de comunicação eletrônica.

      Excluir
  3. Excelente observação, realmente nosso diário é muito importante agora percebi o quanto preciso escrever melhor!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Seu Maurício, abaixo aqueles que estudam tanto para se tornarem cada vez mais idiotas! Voltarei aqui para falar com mais profundidade sobre isto. Aproveito para dizer que este blog está aberto para as postagens de vocês.... Não precisam ser apenas comentadores.... Se têm algo a dizer que precisa de mais espaço, por favor, façam isto. Ou seja, esta é uma cozinha em que qualquer um pode fazer café e oferecer a todos...

    ResponderExcluir