sábado, 28 de setembro de 2013

Recado da Professora:Vamos contribuir para melhorar o funcionamento do curso noturno de Pedagogia?




Caríssima(os),

Em discussão sobre a precariedade do funcionamento do curso de Pedagogia noturno, dentre vários problemas, alguns de vocês chamaram a atenção para o fenômeno das luzes dos corredores e pátio da cantina apagadas antes do final das aulas. Além de tal ação provocar um sentimento de desconforto semelhante àquele de observar os garçons colocarem as cadeiras sobre as mesas quando estamos ainda no meio da refeição… ela aumenta o sentimento de vulnerabilidade e insegurança. 

Combinamos que eu escreveria o esboço de um requerimento para apresentar à Diretoria da Faced. Copio abaixo para que vocês leiam e sugiram as mudanças que julgarem adequadas. Acho desnecessário que vocês assinem. Já que é algo que também me concerne, assinarei sozinha.




Ilma Sra. Professora Isabel Filgueiras
Diretora da Faculdade de Educação - UFC


Fortaleza, 30 de setembro de 2013
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


Prezada Senhora,

Voltei a dar aula no curso noturno de Pedagogia no primeiro semestre deste ano e observei que, além da pressão dos alunos para sair mais cedo (em função da precariedade do transporte coletivo e da segurança pública na cidade), há uma pressão “institucional” nesse sentido. Tal pressão se manifesta de diversos modos: os serviços da cantina, da coordenação, dos departamentos e de xerox que encerram às 20 ou 20:30, mas particularmente constrangedor, aos meus olhos e dos alunos, é que por volta das 21 horas as luzes dos corredores e do pátio da cantina são apagadas.

Venho, portanto, pedir a Vossa Senhoria que investigue os fatos relacionados ao apagar antecipado das luzes e que tome providências no sentido de garantir que todas fiquem acesas até o última turma deixar o lugar.

Certa de que se esforçará para resolver o problema com a maior brevidade possível,

Agradeço antecipadamente,


Bernadete Beserra
Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação

18 comentários:

  1. Que ótima iniciativa!!! Parabéns!!! Merecemos mais respeito!!

    ResponderExcluir
  2. Por quantas vezes observei a "aflição" de uma professora em terminar a utilização do datashow, já que os corredores estavam todos com as luzes apagadas, e a sala onde guardaria o equipamento encontrava-se "além da escuridão". Situações como estas só reforçam a desvalorização do curso de Pedagogia. Já lutamos diariamente contra o tempo (ou a falta dele!), contra as resistências do corpo e da mente que pedem descanso...e temos de lutar ainda contra o desrespeito da instituição que nos acolhe com o nome de universidade. Estamos lá, diariamente... Em busca de cumprir o papel que nos foi dado pela sociedade que nos financia. E estamos tentando...Merecemos sim, respeito. Inclusive depois das 21 horas.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo! Já presenciei tbm cenas do tipo. A professora teve que sair correndo atrás do guarda para avisar que ainda estávamos tendo aula, para q ele acendesse as luzes. Há uma xerox lá que só funciona no máximo até às 7:30 da noite e há professores que insistem em só deixar o material por lá. Agora, como que alunos que trabalham o dia todo, que chegam na aula em cima da hora ou mesmo atrasados, vão ter tempo pra pegar esse material? No meu caso, sempre tenho que contar com colegas pra me ajudar nesse aspecto. A cantina tbm é outro ponto. Pouco mais das 20hs já estão nos "expulsando". É muito descaso.

    ResponderExcluir
  4. Professora, parabéns pela iniciativa. São atitudes como as suas que contribuem para a melhoria não só da faculdade, mas do mundo! Precisamos ser cidadãos mais conhecedores dos nossos direitos e conscientes de nossos deveres! Não adianta ficarmos apenas reclamando pelos cantos, enquanto os garçons colocam as cadeiras sobre as mesas, precisamos nos levantar e dizer-lhes o quanto aquela atitude nos incomoda e nos prejudica! Boa tarde!

    ResponderExcluir
  5. Acesso este blog para parabenizar a iniciativa da Profª Drª Bernadete Beserra. São iniciativas iguais a essa que tornam a sociedade mais viável para expressarmos no nosso dia a dia. Há tantos setores na sociedade que carecem de atitudes iguais a sua. Focando a UFC, mais particularmente a FACED, enxergamos problemas cotidianos que poderiam ser sanados. Mas a partir da sua iniciativa acredito que uma luz (risos) será acesa no final do túnel (ou nos corredores). Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  6. Excelente iniciativa Professa Bernadete. Apesar de ser do curso de Pedagogia diurno, também curso disciplinas a noite e me sinto muito insegura ao atravessar os corredores da Faced totalmente no escuro. Creio que essa iniciativa trará melhoras para os espaço da Faculdade e sobretudo, para a garantia de um direito nosso.

    ResponderExcluir
  7. Excelente iniciativa!!! Espero que outros problemas crônicos discutidos em nossa sala possam ter repercussão tanto quanto essa. Valeu Profª Bernadete!!!

    ResponderExcluir
  8. Lembrei-me da primeira semana de aula, quando o pessoal do C.A. Paulo Freire nos levou para um tour pela FACED. Era mais ou menos nesse horário por volta das 20h e só podemos 'conhecer' a xexox da Rosângela e o próprio C.A que eram os únicos que ainda estavam abertos. Não fomos à Biblioteca, pois já estava fechada e só passamos em frente ao Auditório Valnir Chagas, porque não funciona à noite. E a sensação nos corredores foi realmente de abandono. Só havia a gente, praticamente, na FACED aquela hora. E as salas lá do primeiro andar? Quase todas fechadas e os corredores escuros. A xerox da Moana, como a Aline Teodosio citou, só funciona até um certo horário. E às vezes nem abre! Já fui lá algumas vezes, ainda cedo, às 18:30, e já estava fechada. Enfim, infelizmente, ao que tudo parece, não há um preocupação com os alunos da noite.

    ResponderExcluir
  9. Gente, sinceramente, vocês não acham esquisito que o CA não se engaje na luta para que o curso noturno tenha melhores condições de funcionamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, não tenho como afirmar q não há engajamento, mas participei de algumas reuniões do C.A., como CORETUR (representante de turma), e pelo menos nas discussões alguns desses pontos foram pautas na reunião. Mas isso foi logo no início quando eles me perguntaram quais eram as principais revindicações da turma em relação à FACED e ao curso noturno. Depois, nas demais reuniões, não foi mais citado e nem cogitado soluções. Esse semestre as reuniões terão início amanhã.

      Excluir
    2. Acho que também não é só falta de engajamento do C.A., acho que os próprios alunos não se manisfestam, pois como falei, participei das reuniões do C.A semestre passado e pouquíssimos alunos vieram as reuniões. Para dizer a verdade, só compareceram eu, representando o 1° semestre noturno, e uma menina da manhã representando o 1° semestre diurno. Na última reunião foi que apareceu alguém do 2° semestre noturno. Enfim, é necessário que os alunos do noturno estejam comprometidos com essa cobrança. Participar das reuniões, expor sua opinião é o primeiro passo para mobilizar e 'pressionar' que o C.A se engaje na luta.

      Excluir
    3. Veja, Aline, a ideia é que o CA vá ao "povo" e não que espere que o povo vá a ele. É preciso que as lideranças estudantis que fazem o CA tenham sensiblidade para escutar as queixas e providenciar algum tipo de resposta para elas... A cultura brasileira não é de participação em reuniões... Não é necessário que o estudante participe das reuniões do CA para que este faça alguma coisa... Além disso, o aluno do curso noturno mal consegue chegar para assistir as aulas... A cultura do movimento estudantil brasileiro permanece fechada às transformações ocorridas na universidade... Somente podem participar do ME aqueles que são sustentados por alguém; que têm tempo, digamos assim, para a política que, neste caso, pode perfeitamente ser vista como um LUXO. São essas as questões que ofereço para reflexão.

      Excluir
    4. Concordo professora, mas, às vezes, tenho a sensação de que há uma 'acomodação' geral, tanto do C.A. como os alunos.

      Excluir
  10. Professora, agradeço pela iniciativa. Realmente as luzes apagadas estava nos causando muito incomodo, principalmente em relação a segurança - que diga-se de passagem - é bem fragilizada na FACED. Com certeza, merecemos mais respeito e mais atenção. Coordenação, cantina, xerox e outros setores, acertem os relógios junto com os dos alunos do curso noturno, e fiquem conosco até o término das aulas, que encerra às 22.00 h.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paulo, acho que deveríamos fazer esta campanha! É preciso que a universidade se prepare para a sua democratização... Não pode ficar assim, "vendendo" uma coisa e "entregando" outra. Tenha certeza de que conta com a minha solidariedade!

      Excluir
  11. Caríssima(o)s,

    Conforme combinado, protocolei a nossa solicitação na secretaria da Diretoria da Faced segunda-feira, dia 30 de setembro. Tomara que ao menos o problema das luzes, bastante simples, já tenha sido resolvido! Agradeço a vocês pela ideia e pelo apoio à solicitação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Berna, obrigada pela iniciativa!

      Excluir
    2. Obrigada professora Bernadete por toda essa iniciativa e preocupação conosco!

      Excluir