...uma tal de Antropologia da Educação! Parafraseando um dos meu poetas prediletos abro este espaço para expor a experiência como monitora da disciplina de Antropologia da Educação do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. No meio do caminho de Drummond tinha uma pedra. No meio do meu caminho um desafio:(re)aprender a olhar... Sejam bem vindos ao meu caminho que a partir de agora pode ser também o nosso.
sábado, 9 de novembro de 2013
Pesquisa Etnográfica
Estamos finalizando nossa pesquisa no semestre 2013.2. Temas diversos sobre o universo "Facediano" estão no foco de nossas discussões e observações.
Disponibilizo aqui o meu trabalho desenvolvido na disciplina de Antropologia da Educação para ajudá-los a compreender os objetivos desta atividade. Lembrando mais uma vez, que esta foi uma das formas encontradas para escrever sobre as minhas observações do nosso cotidiano acadêmico, existem muitas outras. O importante é que possamos através das observações feitas dialogar com os conceitos antropológicos abordados durante o semestre.
Desejo a todos um ótimo trabalho!
Pesquisa - Trabalho final
https://docs.google.com/document/d/1w04_y58tUNNUpiT85hGkT8c7RJ2pwxv4cpP3ChlrR4k/edit
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente trabalho, Elaine. Interessante que, depois das leituras, tudo parece mais familiar, não é? Essa percepção do texto além de simples linhas, isto é, conseguir encaixar seus conceitos à nossa realidade, é um exercício de início complicado, mas com o passar do tempo e com as discussões em sala, tudo fica mais 'fácil' (exagerei?) de entender.
ResponderExcluirMeus parabéns!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirObrigada, Aline! À medida que vamos fazendo nossas observações conseguimos dialogar com os conceitos discutidos, e isso inicialmente pode nos parecer "espantoso" e até incômodo...Interessante como muitas vezes os discussões acadêmicas ficam inertes num âmbito abstrato, quando deveríamos sempre observá-las na realidade, no nosso dia a dia. Mas como você bem ressaltou, inicialmente pode nos parecer um exercício difícil "fazer estes encaixes", mas com o tempo flui e sim, se torna mais fácil e extremamente convidativo.
ResponderExcluir