domingo, 1 de setembro de 2013

Você conhece Carolina Maria de Jesus?

Foi com esta pergunta que na última sexta-feira a professora Bernadete me apresentou um livro escrito por uma das mais importantes escritoras brasileiras: Carolina Maria de Jesus. Confessei no meu olhar a minha mais pura ignorância acerca da tão "famosa" escritora.
Quem era Carolina Maria de Jesus? Por que não a conhecia? Não posso negar que sempre tive acesso aos meios culturais que me disponibilizaram inúmeros "famosos" escritores. Mas por que não conhecia "Quarto de Despejo", sua mais famosa obra traduzida em 13 línguas diferentes?
Esta pergunta entoou em minha cabeça por horas... A figura forte de Carolina que vi nas duas ou três fotos ao manusear o livro de Bernadete já me levantavam algumas suspeitas. Mulher negra, favelada, que através de suas palavras denunciava uma realidade que ninguém queria ver. Incomodava.
A escola não mostra, à mídia não interessa expor...Vi um pouco de Carolina de Jesus na maior parcela da nossa população, que também não é contemplada nos conteúdos estudados nas escolas e muito menos nos meios de comunicação. Entendi por que não conhecia Carolina Maria de Jesus...
Eu fiz a opção de conhecer um pouco mais da minha história...da história do povo que desconhece sua história.
Ainda confesso minha  atual ignorância mas quero conhecê-la. Ir além do que nos é dado. Não é assim que nos dizem?
Pesquisando sobre ela achei dois vídeos interessantes e gostaria de compartilhá-los. O primeiro tem a brilhante interpretação da atriz Ruth de Souza. Ela se apresenta como Carolina em belos versos.


O segundo trata-se de um curta que encena um encontro fictício entre João Cândido (Almirante Negro) e Carolina Maria de Jesus. Tem o poético título "O papel e o mar". Belíssimo.

Muito prazer, Carolina Maria de Jesus. Tenho a impressão que teremos boas conversas de agora em diante.

4 comentários:

  1. Bom dia Elaine,

    Belíssimas palavras a respeito da "desconhecida" escritora. Carolina Maria de Jesus, confesso, também morava em minha ignorância; espero que em um futuro bem próximo, ela, assim como muitas outras escritoras e escritores, faça parte da minha bagagem pessoal de autores renomados. Tenha um ótimo dia e espero que continuemos com esta troca de informações através deste blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Eder.

      Obrigada pela contribuição! Tenho certeza que teremos gratas surpresas como estas no decorrer da disciplina de Antropologia da Educação.

      Excluir
  2. Boa Tarde Elaine,

    Bacana o que você escreveu. Realmente quando a professora lançou a pergunta, vários nomes surgiram na minha mente, e fiquei surpresa ao escutar o nome Carolina Maria de Jesus, um nome tão comum, mas criadora de uma obra tão famosa e ao mesmo tempo tão desconhecida. Com certeza, é uma escritora que levarei na minha memória, e assim que tiver um tempo a mais, vou ler seu livro "Quarto do Despejo".

    ResponderExcluir
  3. O poder que a mídia tem sobre nós é realmente assustador! Ela vende e nós compramos "tudo" que ela proclama, deixando muitas vezes, talentos extremamente originais como este, passarem despercebidos. Fiquei muito curiosa quando a professora Bernadete nos contou sobre Carolina, e estou ansiosa para conhecer mais sobre seu trabalho! Excelente Postagem Elaine, parabéns!!

    ResponderExcluir